
Atividade fez parte do programa de enriquecimento ambiental e animou o dia do hipopótamo, das araras e do chimpanzé Sena
Os animais do Parque Estadual de Dois Irmãos ganharam, esta semana, uma festinha especial para celebrar a chegada do ano novo. A comemoração teve direito a frutas decoradas, enfeites nos recintos e brindes saborosos para os bichos. No cardápio, as comidinhas preferidas deles dentro do grupo alimentar de cada espécie. A produção temática foi realizada pelos técnicos do equipamento, administrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE). A atividade faz parte do programa de enriquecimento ambiental do parque e animou o dia do hipopótamo, das araras e o chimpanzé.
Chamado afetuosamente de Pota, o hipopótamo do Parque recebeu a sua tradicional melancia com os votos de feliz ano novo. Ele não se fez de rogado, entrou rápido no lago artificial e abriu o maior bocão para ganhar o mimo das mãos do veterinário Dênisson Souza e da bióloga Fernanda Justino. “Realizamos enriquecimentos ambientais o ano todo com os animais do parque. São atividades que proporcionam bem-estar e tiram o animal da rotina. Mas, esses enriquecimentos de final do ano vêm também repleto de muito carinho e dedicação de toda a equipe”, afirmou Fernanda.
O mais velho morador do zoológico, o chimpanzé Sena, com 63 anos, ganhou mimos temáticos que enfeitaram sua árvore e levaram surpresas saborosas. Os técnicos penduraram saquinhos de papel machê com os números do ano vindouro. Dentro das bolsinhas, estavam as frutas preferidas de Sena cortadinhas. Já para as Araras-canindé, foi montada uma grande árvore tropical de Natal e colocada dentro do recinto. Ela estava toda enfeitada com frutas: mamão, uvas e até estrelas feitas de sementes naturais. As aves adoraram a novidade e se esbaldaram com as delícias.
Sem visitação
O Parque Estadual de Dois Irmãos segue fechado para visitação do público, dentro das medidas para evitar a disseminação da Covid-19. Contudo, veterinário, biólogos, tratadores e toda a equipe administrativa seguem realizando as atividades internas para garantir o bem-estar dos animais do zoológico e a conservação do maciço de Mata Atlântica que integra o equipamento público.
Fotos: Lú Rocha/ Semas-PE