Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é um programa de Estado que tem como finalidade apoiar o enfrentamento das questões ambientais, estimulando a conscientização quanto à necessidade de preservação do meio ambiente, a redefinição dos atuais padrões de produção e consumo e o estabelecimento de objetivos econômicos voltados ao desenvolvimento com responsabilidade social.
A Semas mantém um Núcleo da A3P que busca sensibilizar os servidores com o objetivo de erradicar o desperdício de material, energia e água.
A comissão da A3P da Secretaria de Meio Ambiente foi instalada através de portaria interna, em maio de 2019, e iniciou o processo de elaboração do Plano de Gestão Socioambiental – PGS, contendo atividades e projetos prioritários para a implantação da A3P. Entre os temas de destaque a serem trabalhados estão: o reforço nas ações de separação e destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis, além da implantação de medidas que visam à redução de energia elétrica.
Feiras Orgânicas – Também integram as ações do Núcleo A3P, vinculado à Superintendência de Meio Ambiente, o apoio à implantação de feiras de produtos orgânicos nos órgãos estaduais, com o objetivo de garantir aos servidores públicos o acesso a uma alimentação mais saudável e reforçar o importante trabalhado desenvolvido pelos agricultores familiares que atuam na produção de orgânicos no estado, garantindo pontos de comercialização em diferentes locais do Recife e Região Metropolitana.
Já foram instaladas, com o apoio da Semas/PE, a Feira Agroecológica e Artesanal do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda; a da Companhia Pernambucana de Gás – Copergás, a da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ, além da própria feira da Semas.
*Obs: As atividades das feiras orgânicas estão temporariamente suspensas nos órgãos públicos, em virtude das medidas restritivas adotadas pelo Estado como forma de combate ao novo coronavírus.