O documento aponta ações estratégicas para o estado alcançar a neutralidade de emissão Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2050

Já estão abertas as inscrições para a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL). O evento, recepcionado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Recife, em parceria com mais de 22 instituições, será realizado no Bairro do Recife, entre os dias 16 a 18 de março. Os interessados em participar da CIRSOL, podem realizar a inscrição na página da conferência (https://www.cirsol.com.br/). Ela acontecerá em formato híbrido (presencial e virtual) e é baseado na temática A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas.

Na CIRSOL, serão apresentadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) diversas ações do Governo do Estado para o enfrentamento às mudanças climáticas, entre elas a implantação de iniciativas de apoio aos municípios para o encerramento aos lixões ainda em operação e o Plano de Descarbonização de Pernambuco, construído pelo estado em parceria com a União Europeia. O plano prevê a modelagem de uma trajetória para Pernambuco alcançar a neutralidade da emissão de gases poluentes até 2050, ou seja, as medidas mais eficazes para acabar com as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) ou compensar aquilo que não for possível deixar de emitir.

A CIRSOL contará com a participação de gestores públicos, iniciativa privada, academia, organismos internacionais, e sociedade civil se alternando em mesas de debates, painéis, palestras, workshops, oficinas, hackathons, atividades de educação ambiental e intervenções urbanas. O evento que traz na agenda também um Festival de Arte e Cultura será desenvolvido a partir de três formatos.: macro debates, mesas de conhecimento e esfera prática.

A além do Governo do Estado, Prefeitura do Recife e Instituto de Cooperação Internacional para Meio Ambiente (ICIMA), a conferência conta com diversos apoios e parcerias locais e internacionais, entre eles a Frente Nacional de Prefeitos – FNP, o ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, a Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, a Universidade de Pernambuco – UPE, a Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, o Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, além da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe, entre outros.

Foto: Site CIRSOL